Chegou a hora de empreender?

Empreendedorismo, Mentoria

Por Gilberto Cavicchioli
Carreira
Negócios
Empreendedor
Este texto é dirigido a você, que acredita em um futuro onde a maioria das pessoas vai trabalhar para si mesmas. O trabalho cotidiano nas empresas deverá provocar, segundo estudiosos do comportamento organizacional, o espírito empreendedor dos colaboradores. Esta vontade de empreender em um negócio, desenvolver uma ideia, vai mexer com muita gente.
 
 
Vejamos algumas reflexões sobre como revelar o seu potencial empreendedor:
 
  1. Você é uma pessoa que quer substituir a burocracia por soluções ágeis?
  2. Você se enxerga no futuro trabalhando criativamente, focando a estratégia da sua empresa ou do seu negócio?
  3. Frequentemente você fica apaixonado por suas ideias? Sabe como tirá-las do papel?
  4. Um dos pilares da sua nova jornada profissional é buscar liberdade de ação ou autonomia?
  5. É importante equilibrar o seu tempo de forma flexível, entre atividade pessoal e profissional?
  6. Conquistar estabilidade é só uma questão de tempo?
 
Caso estes questionamentos habitem seus pensamentos, você pode estar prestes a enfrentar sua própria revolução profissional, seu empreendedorismo.
 
 
Empreendedores são motivados a satisfazerem uma necessidade pessoal de realização, normalmente por meio da inovação de novos produtos ou serviços, ou melhoria de processos, que tragam significado tanto para o mercado como para si mesmos.
 
 
Mentores são motivados a ajudar seus futuros empreendedores a entenderem como fazer isso. Estimulam suas habilidades técnicas e comportamentais, auxiliam na construção da sua autoconfiança e capacidade para colocar em prática e executar sua ideia.
 
 
Se você se viu nesse contexto e está pensando: “É comigo mesmo!”, faça essa revolução acontecer já!
 

Escrito por Gilberto Cavicchioli

Consultor de empresas, é professor da ESPM, Fundação Getúlio Vargas e SENAC; realiza palestras motivacionais, treinamentos e capacitação de pessoas no ambiente de negócios, coordena o site profissionalsa.com.br, é colunista em revistas especializadas e é autor dos livros: O Efeito Jabuticaba e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado.