Estamos constatando que o pior já passou e que o retorno à vida pós-isolamento está em andamento. A abertura das cidades ao comércio, o retorno às salas de aula e aos escritórios, a higienização e as novas sinalizações dos espaços são algumas das providências inseridas ao nosso cotidiano. Já que é assim, vamos em frente.
Estes longos meses de incertezas repercutiram em cada um de nós de formas diferentes e nos obrigaram a adquirir novos conhecimentos.
Fica nítido que algumas habilidades comportamentais serão mais exigidas das pessoas na volta às atividades e convivência, assumindo posição fundamental nos profissionais em crescimento.
Saliento quatro dessas habilidades:
1. Liderança com mais empatia, mais humildade, maior presença – física e à distância – do líder com o time. Surge a necessidade de manter-se conectado, escutando o outro com mais atenção e frequência.
2. Flexibilidade para entender e aceitar a velocidade das coisas ao nosso redor e das quais dependemos para evoluir e avançar. Tudo tem seu tempo.
3. Comunicação de forma não violenta tanto nas situações de responsabilidade quanto nas mais corriqueiras. Serenidade na exposição de opiniões e na transferência de elementos da comunicação falada e visual para a escrita.
4. Levar alegria na percepção e na interpretação do percebido. Mantenha-se interessante!
Finalizo com uma frase atribuída ao grande Sócrates, filósofo grego:
“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores”
Abraço,

Por Gilberto Cavicchioli
Consultor de empresas, é professor da ESPM, Fundação Getúlio Vargas e SENAC; realiza palestras motivacionais, treinamentos e capacitação de pessoas no ambiente de negócios, coordena o site profissionalsa.com.br, é colunista em revistas especializadas e é autor dos livros: O Efeito Jabuticaba e Cartórios e Gestão de Pessoas: um desafio autenticado.